sábado, 27 de Abril de 2024  20:27
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
24-10-2007

Banda tem nova direcção e novo maestro


Fermentelos - Banda conhece novo rumo

A Banda Marcial de Fermentelos tem nova direcção e novo maestro. Mudanças que aconteceram, precisamente, no último domingo, dia em que a colectividade assinalou 139 anos de existência.

Na noite em que tomou posse como presidente da Banda Marcial de Fermentelos, Jorge Mendonça prometeu "melhorar as condições do património associativo, concretamente ao nível das instalações sociais, do mobiliário e instrumental". É ainda intenção do novo responsável pela colectividade reactivar a Orquestra Juvenil e, "porque a capacidade de autonomia da Marcial está intrinsecamente dependente da escola de música", a nova direcção pretende "disponibilizar um corpo docente de qualidade" assim como equipamentos. Jorge Mendonça proferiu um discurso "exigente e que dará muito trabalho a cumprir", como salientou Adolfo Roque, presidente da Assembleia-geral da Banda Marcial.

Consciente dos encargos perante as colectividades está também o vice-presidente da câmara, Jorge Almeida, que garante que a autarquia tem "uma porta aberta" para as bandas filarmónicas do concelho, "uma mão amiga" para a construção conjunta.

Grande responsável pela construção da Marcial como "referência no panorama musical português" é mesmo Luís Cardoso. Depois de sete anos à frente dos destinos musicais da banda, o maestro sai "para se dedicar a outras músicas". Em tom de brincadeira, Luís Cardoso confidenciou ao Jornal da Bairrada que, aos 33 anos, está a precisar de tempo para si, que "está na altura de saber o que é ter uns fins-de-semana livres". O músico e maestro sai para "realizar novos projectos, para compor e tocar para outros e noutros tipos de agrupamentos", mas como explicou o novo presidente da colectividade, "o professor está com a Marcial e integra de corpo e alma este projecto de mudança que agora se inicia". Para além de músico, nesta nova fase, Luís Cardoso assume a função de vice-presidente da Banda Marcial.

Na reestruturação da colectividade, que o presidente da Junta de Freguesia de Fermentelos, Amílcar Dias, considera como um sinal "de espírito de continuidade", de quem "cada vez quer ir mais longe", a banda conta com Carlos Marques. O director pedagógico da Escola de Artes da Bairrada assume a regência da Marcial. Convidado noutras alturas para o cargo, só agora foi possível aceitar a proposta, já que "antes tinha muitos projectos para acabar". Agora, Carlos Marques garante que "tem muitos projectos para começar", obviamente "relacionados com a Marcial", onde assegura "haverá muitas surpresas".

Para além da posse dos novos órgãos sociais e da passagem da batuta, a festa de aniversário contou ainda com um concerto da banda e uma missa seguida da romagem ao cemitério em homenagem aos músicos, maestros, sócios e amigos já falecidos.

Salomé Castanheira

estagiária


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®